Portal de Turismo de
Arroio Trinta

Arroio Trinta


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Quando o detino desafia o homem e o homem desafia o destino, a história vai surgindo e o futuro se revela em novas experências. Em 1923 algumas famílias de agricultores de origem italiana tomaram o rumo da região Meio Oeste Catarinense, vindos principalmente de Treviso, Distrito de Urussanga, no Sul do Estado de Santa Catarina. Os primeiros a chegar foram os Maroli, Massaroli, Nórdio, Baldo, Nova, Constantini, Terci, Rovaris e Magri. Tudo era dificil, a viagem a pé até Urussanga, onde de trem rumo ao Porto de Imbituba, seguindo posteriormente de navio até o porto de São Francisco do Sul. Depois de dias de espera, outra viagem de trem com destino a Portu União e, desta cidade, mais um trecho de trem até Perdizes, atualmente Videira. Dali a té Encruzilhada o transporte era a pé, em carroças ou cavalos alugados. Os filhos, os poucos pertences, o caminho dificil e desconhecido varando pelo sertão, emfim, o destino: Encruzilhada. O lugar praticamente inabitado tinha o nome de Encruzilhada, por que ali cruzavam dois caminhos utilizados como trilhas pelos tropeiros. O nome Arroio Trinta veio depois. A origem deste nome é curiosa: "Arroio" significa rio pequeno, riacho. No incio da colonização, o alimenteo básico dos colonos era a Polente e a moagem do milho mais próxima ficava há 18 Km, na comunidade de Bom Sucesso. O percurso era feito a pé ou a cavalo, e por este percurso ser cheio de curvas, cruzavam um pequeno arroio por trinta vezes, arroio este que corta o centro da cidade e deságua no Rio São Bento. Dai o nome ARROIO TRINTA. Com 3.500 habitantes, o município inclui o idioma italiano na sua rede escolar e é conhecido pela preservação da Cultura Italiana, sendo reconhecido como "CAPITAL CATARINENSE DA CULTURA ITALIANA". Suas três grutas são locais de peregrinação de fiéis, assim como a Igreja Nossa Senhora dos Campos, onde está enterrado o corpo de Padre Augustinho Rombaldi, que morou na localidade mais de 40 anos e ganhou a simpatia da população. No mês de dezembro, com direito a carreata e buzinaço, a cidade realiza a Festa dos Motoristas. No mês de julho acontece o ponto máximo da cultura italiana com a Festività All'italiana.

Imagem ilustrativa região turística Vale do Contestado

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

Saiba mais sobre a região Vale do Contestado acessando o
IDMS de Arroio Trinta
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Arroio Trinta.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC Ver mapa >
Blumenau, SC Ver mapa >
Joinville, SC Ver mapa >
Chapecó, SC Ver mapa >
Lages, SC Ver mapa >
Criciúma, SC Ver mapa >
Porto Alegre, RS Ver mapa >
Curitiba, PR Ver mapa >
São Paulo, SP Ver mapa >
Brasília, DF Ver mapa >